quarta-feira, 11 de março de 2015

Greve dos caminhoneiros traz à tona a importância da intermodalidade

A recém terminada greve dos caminhoneiros trouxe à tona diversos gargalos existentes no País que precisam ser resolvidos rapidamente para que a competitividade do Brasil não seja afetada de forma tão drástica. Para a Log-In, por exemplo, o ocorrido veio como uma boa oportunidade para disseminar a ideia de que a cabotagem pode ser competitiva para o negócio de muitas empresas. Pata Vital Lopes, a cabotagem é a solução estrutural para o que presenciamos. “Na longa distância, o modal oferece um preço mais competitivo ao dono da carga e maior rentabilidade para o caminhoneiro”, argumenta. Para exemplificar, Lopes conta que um navio que sai com televisores de Manaus para Santos chega ao porto e precisa de caminhões para levar os aparelhos até um centro de distribuição em Cajamar (SP). “O caminhão cobra cerca de R$ 1,9 mil reais pelo trajeto de 140 km, que pode ser feito até três vezes por dia. Quando ele leva uma carga de Santos até a Bahia, cobra R$ 3 mil e fica com o caminhão ocupado por vários dias”, explica. O exemplo evidencia que o modal rodoviário, portanto, tende a ter mais rentabilidade nos trajetos de curta distância enquanto a cabotagem é mais propícia para as viagens de longa distância. A dinâmica mostra que o caminho para resolver um dos entraves da logística brasileira seria explorar a intermodalidade. A cabotagem não invalida a importância do modal rodoviário e, sim, o complementa. Fonte: Guia Marítimo

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